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História da S10/Blazer  

Motor de Omega

Em vez de importar motores dos EUA, a GM optou por uma solução "de prateleira": o 2,2-litros então recém-adotado no Omega, com comando no cabeçote e oito válvulas. Simplificado na injeção (monoponto em vez de multiponto) e com comando voltado à distribuição de torque, desenvolvia 106 cv, 10 a menos que no automóvel, e torque máximo de 19,2 m.kgf, contra 20,1 m.kgf.

O câmbio de cinco marchas tinha engates leves para um picape e o comando de embreagem era hidráulico. A direção assistida, de série apenas no DeLuxe, oferecia relação variável, mais rápida no centro, e os freios incluíam sistema antitravamento (ABS) traseiro de série. Diferencial autobloqueante era um opcional recomendável e a suspensão dianteira usava barra de torção em vez de mola helicoidal.

Havia outra diferença na S10 nacional: o chassi utilizado com tração traseira era o mesmo do americano com tração integral, mais alto e reforçado. Tratava-se de opção da GMB para privilegiar a robustez, com o inconveniente de manter um "calombo" no assoalho dianteiro, no lado do passageiro, destinado à caixa de transferência da versão 4x4.

S10 Deluxe Cabine Estendida

O leque de opções da S10 não demorou a aumentar. Em novembro chegava o motor turbodiesel Maxion HS (high speed, alta rotação) de 2,5 litros. Originário dos Land Rovers ingleses, tinha um comportamento diferente dos enormes diesel de cerca de 4,0 litros dos picapes pesados: era mais leve, silencioso e suave, com 95 cv a 3.800 rpm e torque de 22,4 m.kgf a 1.800 rpm. Por força da legislação, a capacidade de carga fora aumentada de 810 para 1.020 kg (versões básicas), resultando em um rodar mais duro e desconfortável.

Em março de 1996 era introduzido o DeLuxe Cabine Estendida, com entreeixos de 3,12 metros em vez de 2,75 m, o que permitia manter a caçamba original. O espaço adicional podia ser utilizado para bagagem ou para transporte de dois passageiros, em pequenos (e desconfortáveis) bancos laterais, escamoteáveis e voltados para o centro do veículo.

     
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