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História da S10/Blazer  


Segunda geração

A renovação mudou mesmo o S10: estava arredondado e bem mais atraente, ainda oferecendo muitas opções de suspensão, acabamento e motorização

A grande reformulação da S-10 ocorria na linha 1994 (um ano depois na Blazer). Os dois modelos eram notavelmente modernizados, com linhas arredondadas, vidros rentes à carroceria e uma aparência geral de acordo com os novos tempos. No interior também novo, um painel voltado ao motorista e soluções singulares como o difusor de ar "dentro" da tampa do porta-luvas.

 

 

 

 

 

 

 

A Blazer perdia o prefixo S-10, porque o utilitário pesado havia sido renomeado Tahoe, e ganhava ABS nas quatro rodas e bolsa inflável para o motorista. A versão de três portas exibia uma esportiva coluna inclinada na seção traseira.

A Blazer seguia o processo evolutivo, um ano depois, e desenvolvia 195 cv na versão mais potente do motor V6 de 4,3 litros

Para o picape havia a suspensão esportiva ZQ8 e as versões ZR2, fora-de-estrada, e SS10, com rodas mais largas, pneus de perfil mais baixo, menor altura de rodagem e atraente decoração. Algumas unidades do SS chegariam ao Brasil via importadores independentes.

Blazer's versão ZR2
S10 versão ZR2 e Versão SS10

Dos motores anteriores, apenas o Vortec 4.3 V6 era mantido, com opção entre injeção monoponto (165 cv) e outra com efeito seqüencial 195 cv. Também inédito era o 2,2 litros com injeção multiponto, 118 cv e comando no bloco, sem relação com o utilizado aqui. Um ano depois, para 1995, a S10 (a nova geração eliminava o hífen) recebia bolsa inflável para o motorista, sistema de faróis meia-luz, mantidos acesos todo o tempo para melhor visibilidade pelos outros motoristas (também na Blazer), e opção de cabine estendida no ZR2.

Em 1996 essa cabine ganhava, uma terceira porta do lado direito, enquanto a caçamba vinha no estilo Sportside, com pára-lamas salientes, como em picapes antigos. O V6 era disponível em versões de 175, 180 e 190 cv e o 2,2 tinha injeção seqüencial.

S10 ZR2 Cabine Estendida e em 1996 a cabine estendida ganhava, uma terceira porta do lado direito
Modelo 1996 com caçamba no estilo Sportside

O modelo 1997 exibia melhorias no chassi e câmbio automático de quatro marchas; a Blazer oferecia teto solar. Um ano depois chegavam freios traseiros a disco, para versões 4x4, e bolsa inflável para o passageiro, com desativação para o transporte de crianças naquele banco.

Blazer 1997

Em 1999 inspirada no clássico estilo do Silverado, com duas fileiras de luzes na parte dianteira, a Chevrolet aplicava uma reestilização frontal na S10 e na Blazer. A parte inferior, contudo, trazia apenas as luzes de posição e direção. Vinha também o esportivo S10 Xtreme, com tração traseira, suspensão ZQ8, altura de rodagem 20 mm menor, rodas de 8 x 16 pol com pneus 235/55 e anexos aerodinâmicos. Oferecia cabines simples e estendida, caçambas norma e Sportside e motores 2,2 e 4,3.

S10 - Modelo Extreme
Blazer - Modelo Extreme

A tração integral passava a ter acionamento automático em caso de perda de aderência das rodas traseiras. Com o lançamento do TrailBlazer, em 2001, a Chevrolet desacelerava a evolução da Blazer. Surgia a versão Xtreme, com os mesmos elementos do picape, e a LT passava a ter o sistema OnStar de assistência por satélite.

Curiosamente, só nesse ano a S10 americana ganhava opção de cabine dupla, que existia desde 1996 no Brasil.

Para 2002 o Blazer mudava em detalhes de acabamento e trazia a alavanca de câmbio automático no console, no modelo de três portas; a S10 recebia a versão ZR5.

 

Em 2003, o motor V6 passava a ter injeção multiponto seqüencial. O 2,2 permanece disponível para o picape, mas ele também está em fim de carreira: a Chevrolet já lançou seu sucessor, o Colorado.

     
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