:: Classificados    :: Contato Youtube
Cab Vortec 1
  :: Home    :: O Clube    :: História da S10/Blazer    :: Agenda Cab Vortec 2 :: Parceiros    :: Imagens    :: Vídeos    :: Produtos

História da S10/Blazer

A primeira renovação

"Boca de tubarão" é como ficou conhecida a grande tomada de ar no pára-choque dos modelos 1999, apostavam em um estilo mais e intimidador

Após três anos, Blazer e S10 estreavam sua primeira alteração de estilo na linha 1999. A mudança se limitava ao conjunto dianteiro, com grade maior e tomada de ar do pára-choque formando uma "boca de tubarão", como apelidada por alguns. Havia ainda novas rodas, faróis de neblina e luzes de direção com lente incolor. Pouco depois, em abril, chegava a bolsa inflável para o motorista, nas Blazers DLX e Executive, e o sistema ABS nas quatro rodas (em vez de só nas traseiras), nessas versões e na S10 DeLuxe, também como opcional.

Um mês depois a S10 ganhava a versão Executive, com acabamento equivalente a da Blazer, cabine dupla e motor V6 4,3. Incluía revestimento dos bancos em couro, ajuste elétrico do banco do motorista e ABS nas quatro rodas.

A primeira S10 Executive, chega junto com o novo modelo em 1999

Em 2000 esse picape passava a oferecer câmbio automático e controlador de velocidade, enquanto a Blazer tinha a suspensão traseira suavizada, com molas parabólicas em vez de semi-elíticas.

O motor 2,5 turbodiesel Maxion era substituído, em abril de 2000, pelo MWM Sprint de 2,8 litros, com resfriador de ar, três válvulas por cilindro e potência recorde na categoria: 132 cv. Com o alto torque de 34 m.kgf a 1.800 rpm, seu desempenho se aproximava do V6 a gasolina, com máxima de mais de 170 km/h, mas o nível de ruído em circulação urbana era um tanto incômodo.

No Salão do Automóvel de 2000 a GM apresentava a mais ampla reformulação dos dois modelos. Mais uma vez desenhada no Brasil, a nova frente exibia faróis trapezoidais, com dois refletores de superfície complexa e luzes de direção embaixo, ampla grade e linhas mais retas.

Os pára-lamas e as lanternas traseiras (no S10 somente) também eram renovados, assumindo formas que até hoje têm a rejeição de muitos.

Na linha 2001, boas mudanças internas e motor de 2,4 litros e 128 cv, mas a reformulação de estilo não agradou a muitos

Na linha 2002 vinham poucas mudanças. A S10 Executive reunia cabine dupla, tração 4x4 e motor turbodiesel MWM, já que o V6 4,3 se tornava desinteressante pelo alto consumo. A versão básica tinha o acabamento melhorado e a Blazer DLX turbodiesel passava a oferecer revestimento dos bancos em couro e ajuste elétrico, como na Executive. Este recebia vidros laterais traseiros escurecidos e injeção multiponto seqüencial no V6, que chegava a 192 cv.

Em 2003, chegavam rodas de alumínio de 16 pol com pneus 235/70-16 nas versões Deluxe/DLX (opcionais no S10 básico), grade na cor grafite e luzes de direção incolores.

Por dentro, maçanetas cromadas, relógio digital e, na S10 cabine-dupla, banco traseiro mais confortável. Uma nova geometria da suspensão dianteira (câmber, cáster e convergência) buscava maior estabilidade direcional.

As últimas alterações: rodas de 16 pol, suspensão redimensionada e, para 2004, a eliminação definitiva do motor V6 4,3

Em 2004, os motores Vortec 4.3 V6, deixaram de equipar as S10, e a Blazer no Brasil, E os acabamentos DLX e Executive, foram introduzidos como pacotes de opcionais, podendo ser combinados aos motores 2,4 a gasolina ou 2,8 a diesel.A proxima, e provavelmente ultima alteracao na S10 e na Blazer, só aconteceu na linha 2009, Com uma pequena modificacao na grade frontal, e uma entrada de ar na parte superior do capo.

A S10 e Blazer permaneceram lideres de vendas em seus segmentos (nao se incluindo utilita¡rios compactos como o EcoSport), Porem estavao claramente envelhecidos. Apartir de 2010 a Blazer passou a ser fabricada apenas por encomenda, chegando 6 meses de espera pela fabricao de uma unidade, e desencorajado pelos propios vendedores nas consecionarias, que passaram a oferecer a S10 Cabine Dupla, como uma opcao mais rapida, oque nao agradou os consumidores e admiradores da Blazer.Mesmo nao sendo uma opvao a pronta entrega, a Blazer continuou a ser fabricada quase que exclusivamente para orgaos governamentais como as policias, Bombeiros, e etc e ja sendo substituida pela Toyota Hilux, e Mitsubishi Pajero Em Novembro de 2011 a General Motors apresentou, ainda em formato de prototipo, o SUV Trailblazer, que logo em seguida se confirmou como o substituto da Blazer no Brasil. O carro foi exibido pela primeira vez no Salao de Dubai, onde em um comunicado de imprensa da GM internacional sobre o lansamento do modelo revelou que ela e a picape Colorado,(nome dado a nova S10, fora do Brasil) ambos produtos globais da empresa, foram projetados por sua divisao brasileira. O texto diz, literalmente: "Desenvolvida em conjunto com a nova picape Chevrolet Colorado pela GM do Brasil, ela [a Trailblazer] divide a mesma arquitetura da irma, com um chassis acertado para combinar off-road pesado com dirigibilidade urbana refinada".

Anterior   Próximo

Designer