O motor Vortec V6 da General Motors foi feito com base nos motores V8 já existentes, mas com dois cilindros a menos. O motor, que é parte de muitos veículos da GM, foi usado pela primeira vez em 1986. Ele se chama "Vortec" pois usa uma tecnologia que cria um vórtice de ar na câmara de combustão.
Tamanho físico
O motor Vortec, que inicialmente era apenas um V6, evoluiu para muitos tamanhos de motor diferentes que usavam a mesma tecnologia de fluxo de ar em vórtice. O modelo 4.3, especificamente, é um motor 4.3 de seis cilindros em V. Esses motores possuem diâmetro de pistão de 101,6 mm e curso de 88,4 mm, assim como o V8 350 da GM que serviu de base para ele. Ele possui duas válvulas por cilindro e um rolamento hidráulico.
Potência
Quando o motor foi lançado em 1986, ele produzia 175 cavalos a 4.400 RPM e 33,2 kgf.m de torque a 2.800 RPM. A linha vermelha fica em 5.600 RPM e o consumo estimado é de 7,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada. Mais a frente, a potência foi aumentada. Em 2005, o último ano em que este motor foi usado no Chevrolet Astro, ele produzia 190 cavalos e 34,5 kgf.m de torque e podia rebocar até 2.430 kg.
Características tecnológicas
O vórtice de ar que dá o nome ao motor é produzido por uma câmara de combustão em forma de rim. De acordo com a revista Hot Rod, a versão de produção do motor 4.3 V6-90 é um motor cujos cilindros são disparados em intervalos perfeitamente regulares. Outros avanços deste motor são distribuidores e bobinas de ignição de alta energia e um cárter de alumínio moldado feito para ser resistente e reduzir os ruídos. O motor usa gasolina, mas pode ser adaptado para rodar com gás natural ou propano. Ele passou por um grande redesenho em 1996 e outras pequenas atualizações foram feitas nos anos seguintes.
Escrito por kevin kinder - Traduzido por thiago andre scarani |